Acupuntura

A acupuntura é uma forma de medicina alternativa e um componente da medicina tradicional chinesa (MTC) na qual agulhas finas são inseridas no corpo. A acupuntura é uma pseudociência; as teorias e práticas da MTC não são baseadas em conhecimento científico, e tem sido caracterizada como charlatanismo.

Há uma gama de variantes tecnológicas de acupuntura que se originaram em diferentes filosofias, e as técnicas variam dependendo do país em que é realizada. No entanto, pode ser dividida em duas principais aplicações e abordagens filosóficas fundamentais; a primeira sendo a forma padronizada moderna chamada oito princípios TCM e a segunda sendo um sistema mais antigo que é baseado no antigo wuxing taoísta , mais conhecido como os cinco elementos ou fases no Ocidente. A acupuntura é mais frequentemente usada para tentar aliviar a dor, embora os acupunturistas digam que também pode ser usada para uma ampla gama de outras condições. A acupuntura é geralmente usada apenas em combinação com outras formas de tratamento.

O mercado global de acupuntura valia US$ 24,55 bilhões em 2017. O mercado era liderado pela Europa com uma participação de 32,7%, seguida pela Ásia-Pacífico com uma participação de 29,4% e pelas Américas com uma participação de 25,3%. Foi estimado em 2021 que a indústria atingiria um tamanho de mercado de US$ 55 bilhões até 2023.

As conclusões de ensaios e revisões sistemáticas da acupuntura geralmente não fornecem boas evidências de benefício, o que sugere que não é um método eficaz de assistência médica. A acupuntura é geralmente segura quando feita por profissionais adequadamente treinados, usando técnica de agulha limpa e agulhas descartáveis. Quando administrada corretamente, tem uma baixa taxa de efeitos adversos , em sua maioria menores . Quando acidentes e infecções ocorrem, eles estão associados à negligência por parte do profissional, particularmente na aplicação de técnicas estéreis. Uma revisão realizada em 2013 declarou que os relatos de transmissão de infecção aumentaram significativamente na década anterior. Os eventos adversos mais frequentemente relatados foram pneumotórax e infecções. Como eventos adversos graves continuam a ser relatados, é recomendado que os acupunturistas sejam treinados o suficiente para reduzir o risco.

A investigação científica não encontrou nenhuma evidência histológica ou fisiológica para conceitos tradicionais chineses como qi , meridianos e pontos de acupuntura, e muitos praticantes modernos não apoiam mais a existência de energia vital ( qi ) ou meridianos, que eram uma parte importante dos primeiros sistemas de crenças. Acredita-se que a acupuntura tenha se originado por volta de 100 a.C. na China, na época em que O Clássico Interno de Huang Di ( Huangdi Neijing ) foi publicado, embora alguns especialistas sugiram que ela poderia ter sido praticada antes. Com o tempo, surgiram alegações e sistemas de crenças conflitantes sobre o efeito dos ciclos lunares, celestes e terrestres, energias yin e yang e o “ritmo” de um corpo na eficácia do tratamento. A popularidade da acupuntura oscilou na China devido a mudanças na liderança política do país e ao uso preferencial do racionalismo ou da medicina científica. A acupuntura se espalhou primeiro para a Coreia no século VI d.C., depois para o Japão por meio de missionários médicos, e depois para a Europa, começando pela França. No século XX, à medida que se espalhava para os Estados Unidos e países ocidentais, os elementos espirituais da acupuntura que entravam em conflito com o conhecimento científico foram às vezes abandonados em favor da simples introdução de agulhas em pontos de acupuntura.

Prática Clínica

É usada mais comumente para alívio da dor, embora também seja usada para tratar uma ampla gama de condições. A acupuntura é geralmente usada apenas em combinação com outras formas de tratamento. Por exemplo, a Sociedade Americana de Anestesiologistas afirma que ela pode ser considerada no tratamento de dor lombar inespecífica e não inflamatória apenas em conjunto com a terapia convencional.

A acupuntura é a inserção de agulhas finas na pele. De acordo com a Mayo Foundation for Medical Education and Research (Mayo Clinic), uma sessão típica envolve ficar deitado enquanto aproximadamente cinco a vinte agulhas são inseridas; na maioria dos casos, as agulhas serão deixadas no lugar por dez a vinte minutos. Pode ser associada à aplicação de calor, pressão ou luz laser . Classicamente, a acupuntura é individualizada e baseada na filosofia e intuição, e não na pesquisa científica. Há também uma terapia não invasiva desenvolvida no Japão do início do século XX usando um conjunto elaborado de instrumentos diferentes de agulhas para o tratamento de crianças (shōnishin ou shōnihari).

A prática clínica varia dependendo do país. Uma comparação do número médio de pacientes tratados por hora encontrou diferenças significativas entre a China e os Estados Unidos. Ervas chinesas são frequentemente usadas. Há uma gama diversificada de abordagens de acupuntura, envolvendo diferentes filosofias. Embora várias técnicas diferentes de prática de acupuntura tenham surgido, o método usado na medicina tradicional chinesa (MTC) parece ser o mais amplamente adotado nos EUA. A acupuntura tradicional envolve inserção de agulha, moxabustão e terapia de ventosas , e pode ser acompanhada por outros procedimentos, como sentir o pulso e outras partes do corpo e examinar a língua. A acupuntura tradicional envolve a crença de que uma “força vital” (qi) circula dentro do corpo em linhas chamadas meridianos. Os principais métodos praticados no Reino Unido são a MTC e a acupuntura médica ocidental. O termo acupuntura médica ocidental é usado para indicar uma adaptação da acupuntura baseada na MTC que se concentra menos na MTC. A abordagem da acupuntura médica ocidental envolve o uso da acupuntura após um diagnóstico médico. Pesquisas limitadas compararam os sistemas de acupuntura contrastantes usados ​​em vários países para determinar diferentes pontos de acupuntura e, portanto, não há um padrão definido para pontos de acupuntura.

Na acupuntura tradicional, o acupunturista decide quais pontos tratar observando e questionando o paciente para fazer um diagnóstico de acordo com a tradição usada. Na MTC, os métodos de diagnóstico são: inspeção, ausculta e olfato, indagação e palpação. A inspeção se concentra no rosto e particularmente na língua, incluindo a análise do tamanho, formato, tensão, cor e revestimento da língua, e a ausência ou presença de marcas de dentes ao redor da borda. Ausculta e olfato envolvem ouvir sons específicos, como chiado, e observar o odor corporal. Indagar envolve focar nas “sete perguntas”: calafrios e febre; transpiração; apetite, sede e paladar; defecação e micção; dor; sono; e menstruação e leucorreia . A palpação se concentra em sentir o corpo em busca de pontos “A-shi” sensíveis e sentir o pulso.

Publicar comentário